O que dizer a uma pessoa depressiva?

Às vezes, quando um amigo ou familiar está deprimido, experimentam-se diferentes emoções difíceis de suportar, como impotência, frustração, raiva, medo, culpa, tristeza, etc. Esses sentimentos são normais e senti-los não significa que não possamos ou queiramos ajudar nosso amigo ou familiar.

Ao princípio, para ajudar alguém a superar a depressão, é preciso aprender como funciona a depressão e em que termos e formas devemos tratá-la, sem esquecer da nossa própria saúde mental. Isso é fundamental para manter um cuidado efetivo ao longo do tempo, e para que não paguemos um preço muito alto pela nossa ajuda.

Leve em conta que a depressão é uma doença grave que precisa de tratamento e atenção profissional. Seu papel, se quiser ajudar alguém com depressão, não é curá-lo, mas apoiá-lo para que consiga superar seu estado.

O que dizer a uma pessoa depressiva?

“Estou aqui.”

“Você não está sozinho.”

“Não é culpa sua.”

“Eu vou com você.”

“O que eu posso fazer por você?”

“Em que você está pensando?”

“As coisas são assim mesmo, a vida é dura para a maioria das pessoas. Mas Chico Xavier costumava dizer que Não há mal que dure para sempre, nem bem que nunca se acabe.”

Às vezes é difícil saber o que falar quando estamos com alguém que sofre de depressão. Na dúvida, esteja ciente que é mais importante escutar do que dar conselhos.

Assim, o simples fato de falar com alguém já pode ser uma grande ajuda. Incentivar a pessoa a falar de seus sentimentos e estar disposto a escutá-la sem julgar provavelmente será muito bom para ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *